Pular para o conteúdo principal

Viagem para Orlando - Parte 1

Olá pessoas, como vão vocês?
Eu vou bem, obrigada.

Após um mês da minha viagem, eu tomei vergonha na cara e vim escrever sobre ela. Para ficar mais organizado e menos cansativo, vou dividir as postagens em quatro partes: a primeira, eu irei focar mais na viagem em seus aspectos gerais como documentação, hotel e outras coisas; na segunda irei falar sobre os parques da Disney; na terceira irei falar sobre os parques da Universal e na última irei falar sobre as compras e restaurantes.

Antes de mais nada, quero pedir orações para as pessoas que foram atingidas pelas catástrofes que aconteceram nos últimos dias. Eles estão precisando. Já que não podemos ajudar pessoalmente, podemos mandar energia positiva, certo?

A minha viagem para Orlando foi do dia 13 de agosto à 23 de agosto de 2017. E eu posso dizer com todas as letras que foi uma das melhores experiências que já tive na minha vida. É uma realidade completamente diferente da minha e eu só posso agradecer por tudo que experimentei e vivi nesses 10 dias. Chega até a ser um pouco surreal, pois eu não imaginava que iria conhecer outro país tão cedo; em alguns momentos eu fico sonhando acordada e sentindo saudade de tudo que pude viver lá. E sinceramente, tem horas que nem eu mesma acredito que foi tudo real. Mas foi super real e isso é a parte mais bacana.
Obviamente, eu ter ido com algumas pessoas da minha família me poupou certas preocupações, então fui bem sortuda em relação a isso.
Em geral, eu só tenho a agradecer por tudo o que me aconteceu e me sentir muito feliz por ter tido esse privilégio. Valeu muito a pena cada segundo e pagar as contas nunca foi algo tão legal (mentira, pagar conta nunca é legal, mas dá menos dó já que aproveitei bastante).
Posso dizer que vivi um sonho.

Agora, vamos começar a falar da parte prática:

DOCUMENTAÇÃO
Antes de ir comprar as passagens, reservar o hotel e etc, é muito importante que a documentação já esteja toda correta. Assim você não corre o risco de deixar tudo comprado e ter seu visto negado, por exemplo.

No meu caso, eu não tinha passaporte e precisei fazer um. Para fazer a solicitação e o agendamento, você precisa acessar o site da Polícia Federal e fazer tudo online.
*IMPORTANTE: Leia atentamente todas as orientações que estão no site e a lista de documentos necessários. Se fizer tudo direitinho, você irá poupar tempo no processo. Sempre fique atento aos prazos e NÃO PERCA SEU NÚMERO DE PROTOCOLO.
Após fazer o requerimento, foi gerado a guia de pagamento da GRU (pois é claro que você tem que pagar para tirar um passaporte) e a taxa é de R$257,25. Depois de confirmado o pagamento, é liberado o agendamento.
*DICA: como pode demorar até 2 meses (ou até mais) o dia de ir levar a documentação, você pode ficar de olho e reagendar para uma data mais próxima. Só que você só pode reagendar três vezes. Aí que entra o truque: alguns horários são melhores para tentar isso: a partir das 23hs e horários de madrugada ou logo cedo. No meu caso, eu tive bastante sorte: reagendei duas e na última vez consegui um horário para a mesma semana. Então demorei ao total menos de duas semanas para ir tirar meu passaporte.
Eles conferem todos os seus dados e se todos os documentos requisitados estão com você. Depois de verem todos os seus documentos e fazerem algumas perguntas, você confere todos os seus dados e depois eles tiram a sua foto (faça uma cara bonitinha para não ficar com cara de bosta na foto que nem eu). Após isso, voilà: é só esperar o prazo de retirada (que é bem pequeno). Mas se atente: caso não retire o passaporte em até 90 dias, o mesmo será cancelado e você terá que fazer todo o processo novamente.



O segundo passo em questão de documentação é o visto. Para isso, você precisa ter um passaporte válido e pagar a regalia de U$160,00 (no caso de turismo). Na época eu paguei quase R$500,00 para fazer a solicitação do visto. Aqui você consegue todas as informações.
*IMPORTANTE: Só compre a passagem e reserve hotel após seu visto ser aprovado. Siga todas as orientações corretamente. O pessoal da embaixada americana é muito exigente, então se você não quer ter nenhum problema, faça tudo certinho :)
*IMPORTANTE 2: Certifique-se que você tem meios de comprovar que você tem vínculos que te prendem aqui. Se por algum momento eles desconfiarem que você não tem nenhum, pode acontecer do seu visto ser recusado.
A embaixada americana em solo brasileiro fica em São Paulo (não sei se tem mais em outras capitais), então reserve tempo nos dias que precisar se locomover até lá. A solicitação de visto pode ser feita individual ou em grupo. No caso da minha família, ela foi feita em grupo, então foi tudo feito junto, porém uma pessoa fica como "responsável" e no nosso caso foi a minha irmã; isso significa que ela era chamada primeiramente em tudo (risos). Voltando na questão do tempo: apesar de ser tudo agendado, pode acontecer alguns atrasos. Então a minha dica é: saia bem cedo (sério, de verdade, viaje bem adiantado. São Paulo é uma cidade agitada e caso você perca seu horário, já era), vá alimentado e se prepare para aguardar algumas horas. Nós não tivemos esse azar, mas pode acontecer. Tanto que quando estávamos chegando no primeiro dia, o trânsito começou a querer dar uma parada e o desespero começou a bater, mas deu tudo certo no final. No primeiro dia nós levamos toda a documentação, tiramos a foto e pegaram nossas digitais. O ambiente é um pouco hostil, mas respire fundo e tente se manter calmo (você não está fazendo nada de errado, certo?). Não entre com celular ou no máximo deixe ele desligado (mas minha recomendação é de não entrar dentro da embaixada com um). O segundo dia que foi tenso, já que íamos passar pela temida entrevista. Ah, nos dois dias nós fomos em lugares diferentes. 

Como foi o segundo dia?
Bom, o que posso dizer é que cada um tem uma experiência diferente. Você pode ler em vários blogs e mesmo assim não tem como saber o que vão te perguntar. Nós chegamos e fomos direto para uma fila pequena para conferir nossa solicitação. Depois nós fomos para a fila do horário agendado e tivemos que esperar até dar a hora. Nesse momento esperando, eu fiquei tão tensa que começou a me dar dor de barriga. O medo de eles não irem com a sua cara e recusarem o visto é enorme. Depois disso, fomos para um balcão onde conferiram o passaporte (e perguntaram se alguém teve visto negado anteriormente). Depois fomos para outra fila e tivemos que passar por um detector de metais e os nossos objetos pelo raio-x. Pegamos mais uma fila e depois fomos para o guichê. A pessoa que fez a entrevista foi uma mulher (provavelmente americana) e ela nos fez algumas perguntas, como: no que meu cunhado e meu tio trabalhava, se fomos para outros países anteriormente, quanto tempo íamos ficar, que curso eu fazia na faculdade, o salário do pessoal e acho que só. Enquanto estávamos na fila, em alguns guichês era perguntado se a pessoa sabia falar inglês, onde que ia ficar hospedado, etc. Você pode tentar se preparar, mas o que vai ser perguntado mesmo é um mistério. Quando a moça segurou os nossos passaportes e os guardou, um pouco do nervosismo passou. Mas quando ela falou que nossos vistos tinham sido aprovados a alegria foi enorme. Eu tentei não sair sorrindo, mas foi difícil. 
Após a aprovação, eles ficam com os passaportes para colar o papel do visto e você tem a opção de ir retirar em São Paulo ou receber pelos Correios (isso você seleciona quando está solicitando o visto). 

(ignorem a minha cara)

Aí vocês acham que depois disso é só alegria? Na verdade é, mas outras coisas devem ser vistas. Existem alguns sites especializados em viagens para Orlando que possuem dicas valiosas. Vou deixar para vocês a lista de alguns:


O interessante é sempre acompanhar os blogs, pois além de dicas de parques, hotéis, alimentação, eles costumam postar notícias importantes. Nós utilizamos bastante os dois primeiros, mas vocês podem encontrar conteúdo em outros blogs e em alguns canais do YouTube também.

*DICAS: 

  • Desde antes de tirar o visto, já comece a guardar dinheiro. Alguns sacrifícios são necessários e pode ter certeza que vai valer muito a pena;
  • Já comece a fazer lista do que você quer comprar e o quanto que você vai gastar em média com cada coisa. Se planejar em relação a aquilo que quer comprar ajuda a não perder o controle;
  • Esteja ciente que você vai gastar SIM. Por isso guardar dinheiro é bem importante;
  • Aproveite para comprar sempre que ver o dólar baixo, já que se for deixar para muito perto da viagem o dólar pode ter aumentado. No meu caso, da primeira vez que comprei o dólar estava em U$3,26. Quando tinha juntado um pouco mais de dinheiro e fazia cerca de um mês para a viagem, eu acabei comprando por U$3,44; duas semanas depois o dólar já estava próximo do primeiro valor. Então, se você já tiver uma graninha guardada, vai ser melhor para comprar em um valor mais baixo.
  • Alguns câmbios possuem aplicativo de celular, como o Confidence. Acaba sendo uma praticidade maior.

HOTEL E PASSAGEM AÉREA
As vezes, fazer um pacote em agência de viagem pode ser mais prático, mas sai mais caro. Uma boa dica é você mesmo procurar hotel, passagem aérea e os ingressos para os parques. Acha isso difícil? Os blogs estão aí para ajudar.
Nós compramos tudo pelo Decolar.com. É sempre bom você cotar em vários sites e pesquisar a experiência de outras pessoas. No final, nós pegamos um pacote com as passagens+hotel incluso. Não entrarei em detalhes de valor, mas creio eu que saiu um precinho camarada. 
Chegamos cerca de 3 horas de antecedência no aeroporto, tanto na ida, quanto na volta (na volta foi até mais). 
Nós voamos pela Azul e posso dizer que foi um voo bem tranquilo. Pegamos no Aeroporto Internacional de Viracopos e o voo saiu às 9 horas e pouquinho, chegamos no Aeroporto Internacional de Orlando as 18 horas e pouco. Como foi a primeira vez que eu estava voando, fiquei um pouco nervosa; mas depois eu me tranquilizei, já que o avião quase não balançou.

Fiquei na janela, então tive a oportunidade de ver essa vista maravilhosa

O atendimento da Azul foi muito bom. Achei super bacana o fato de irmos assistindo um filmezinho, uma série ou ouvindo música. E a comida também era boa. Tivemos almoço e um lanche depois. Quanto na ida, quanto na volta nos alimentamos bem.  


Ignore minha cara e foca na comida 

Depois que chegamos em Orlando, demoramos cerca de quatro horas para sair do aeroporto. Todo esse tempo foi gasto na imigração, pegando as bagagens e alugando o carro.
*DICA: preste atenção nas placas e nas informações que os funcionários derem. O aeroporto é enorme, então a chance de se perder é grande. Se não conseguir entender inglês, muitos funcionários também falam espanhol.

A imigração foi um pouco tensa, já que eu tive que passar sozinha. Ia passar com a minha irmã, mas como sou maior de idade e não moro com eles, fui alone. O moço da imigração perguntou o motivo da viagem, onde que eu ia ficar, se estava sozinha, o quanto de dinheiro que tinha, se levava coisas não permitidas e no final falou que meu inglês era bom (nem me achei). Tive sorte de passar com um moço bonzinho.
Lá dentro, pegamos a mala e depois tivemos que ir para um outro local onde nossas malas iam passar pela fiscalização novamente e aí apenas depois disso que íamos pegar permanentemente as bagagens. O aeroporto é tão grande que tivemos que pegar um trem de um local ao outro.
No final, nós fomos alugar um carro. Uma boa dica é alugar um para se locomover por lá, é muito mais prático. não me lembro o nome da empresa que alugamos o carro, quando lembrar eu posto
Na volta fizemos o caminho inverso; devolvemos primeiro o carro e depois um funcionário nos guiou até onde precisávamos ir. Ainda bem que tinha esse funcionário, se não nós íamos no perder fácil, fácil.
O hotel que ficamos era o Floridian Express na International Drive. Ele não é um hotel super chique, então se você quer aproveitar o hotel, não recomendo ele (haha). É bem simples, mas tem frigobar e microondas no quarto, então tá de boas. Fora isso ele é limpinho e tinha café da manhã incluso. Como ficávamos pouco tempo no quarto, eu não achei defeito, pelo menos.

Essa aqui era uma das opções do café da manhã.


SEGURO 
Uma coisa importantíssima para a viagem; caso fique doente, o seguro consegue cobrir os gastos médicos. Você não pode entrar nos Estados Unidos sem um. Você pode contratar um pelo Decolar.com, pelo cartão de crédito e por alguns câmbios. O nosso também foi contratado pelo Decolar e saiu quase R$200,00. Ele cobria despesas médicas de até U$60.000,00. Graças a Deus não precisamos utilizar. Mas é bom garantir.

E é isso pessoal! Essa foi a primeira parte. Nos próximos dias irei postando as outras partes.
Se tiverem alguma dúvida, é só perguntar!
se eu ver que está faltando alguma coisa, irei editar postando o resto

Beijos da Dessa e até a próxima!

Comentários

  1. Muito bom! Eu já tenho passaporte. Um problema a menos.rsrs Aguardo as próximas postagens... Sabe... Essa é uma viagem que nunca pensei em fazer, porém, de pois que vi as fotos de vocês comecei a considerar a possibilidade de conhecer Orlando. Ah, e você é uma moça de sorte, por ter uma irmã que te inclui nos planos dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tia, sou muito sortuda de ter a Eliane (se ela ler isso, vai ficar se achando ). Vale muito a pena a viagem, a tia ia gostar hahahahaha

      Excluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Fale aqui !

Postagens mais visitadas deste blog

Vim aqui contar como foi o TUDUM 2023 (que eu amei)

 Olá pessoas, como vão vocês? Eu vou bem, obrigada. Faz tempo que eu não apareço, né? Resolvi voltar e vim contar sobre o TUDUM 2023! E o que raios é esse tal de TUDUM?  É uma convenção criada pela Netflix, que acontece aqui no Brasil! A primeira edição aconteceu em Janeiro de 2020. Por conta da pandemia, as outras edições foram online e esse ano voltou a ser presencialmente. Aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de Junho, lá no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, em SP capital.  O evento é gratuito e os ingressos foram liberados online. Conseguir um ingresso é como estar em um Jogos Vorazes digital: que a sorte esteja a seu favor. Uma amiga minha (beijo, Mari!) me avisou sobre e perguntou se eu tinha interesse em ir. Como pobre adora um evento gratuito, eu disse que sim e ela me avisou que ia tentar o ingresso junto com a Ana (um beijo, Ana!), que foi a sortuda que conseguiu os ingressos do dia 18 para a gente. Durante os três dias estava acontecendo as ativações, ou seje : lugares boni

Passeio pelo bairro da Liberdade - São Paulo Capital

 Olá pessoas, como vão vocês? Eu vou bem, obrigada. Demorei um pouquinho para postar de novo, né? Tenho que admitir que estava com preguiça de escrever (e um pouco desanimada), mas eis me aqui. Hoje vim falar sobre meu passeio pelo bairro da Liberdade em São Paulo no dia 12 de dezembro de 2021, um lindo sábado. Eu sempre tive muita  vontade de ir conhecer, já que tem uma  vibe  toda japonesa e coisas leste asiáticas no geral. Para quem não conhece, ele tem uma grande concentração de estabelecimentos e restaurantes japoneses, chineses e coreanos e já foi a morada de diversos imigrantes japoneses até meados da década de 1960¹.  Além de querer conhecer a Liberdade, sempre quis me aventurar por São Paulo, como a boa garota do interior que eu sou. Por sorte, minha amiga Thaynara (que trabalha comigo) quis ir visitar também e meteu a cara junto comigo. Foi uma aventura divertida.  Para definir a nossa programação, nós olhamos o site São Paulo sem mesmice  (é só clicar que você vai ser redire

Causos dos meus 20 e poucos anos: entre sobreviver e querer viver.

 Olá pessoas, como vão vocês? Eu vou bem, obrigada. Sobreviver¹ so·bre·vi·ver [...] 3 Enfrentar e resistir a qualquer tipo de dificuldade. 4 Manter-se ao longo do tempo e/ou do espaço; subsistir. Viver² vi·ver [...] 3 Ter uma vida cheia de prazer e alegria; gozar a vida. [...] 7 Ter convivência com; partilhar da companhia de. 8 Proceder de um modo particular. [...] 12 Passar por determinada experiência; vivenciar. 13 Ir além do momento presente; perdurar, permanecer. 14 Levar uma determinada vida. 15 O ato de viver; a vida. Vocês devem estar se perguntando: "Andressa, por que você trouxe o verbete dessas duas palavras?" Bom, eu acho importante para poder entender sobre o que eu quero falar. Tem gente que entende essas duas palavras como sinônimos, mas eu não vejo dessa maneira. Considerando o momento atual que estamos vivendo aqui em 2021, com a pandemia, o caos político do Brasil (sil sil) e tudo o que essas coisas nos trazem de consequência, eu entendo que a grande parte da